terça-feira, 20 de maio de 2008

ARQUIVO PPT - LUIZ ANTONIO - SOFRIMENTO PSÍQUICO, ESTRESSE OCUPACIONAL E SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

SOFRIMENTO PSÍQUICO, ESTRESSE OCUPACIONAL E SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Luiz Antonio Nogueira Martins
“...o médico tem terríveis visões, toca coisas desagradáveis; a desgraça e sofrimento dos outros traz consigo um saldo de tristezas que passam a ser peculiares nele...”
Hipócrates
“O câncer deixa o paciente, a família do paciente, o médico e a família do médico numa situação de estresse ... quer queira ou não, você comenta o que está acontecendo no seu dia-a-dia... você fica sempre com aquilo na cabeça, mesmo em férias”.
Oncologista Clínico
“Existe uma síndrome que atinge os oncologistas: o burnout. É a imagem da vela que ilumina e se consome, e isso é real”.
Oncologista Clínico
“Acompanhar o processo de morte é estressante. Não conseguir revertê-lo causa angústia e gera uma sensação de impotência terrível”

Infectologista, CRT DST/Aids-SP
“Ter uma agenda cheia de doentes graves, que sofrem inúmeros preconceitos e vivem em situação de extrema pobreza, com carências e necessidades que estão acima de nossa governabilidade, é difícil”

Infectologista, CRT DST/Aids-SP
“...uma das primeiras doentes a quem prestei assistência como residente foi particularmente difícil de lidar. Tratava-se de uma adolescente, drogadicta, pobre, com endocardite bacteriana, insuficiência renal e portadora de HIV”
R1, Clínica Médica
“...foi muito difícil o relacionamento com um paciente jovem (14 anos), que já havia passado por várias cirurgias, sem atenuar o seu problema. Era um paciente muito inteligente e alegre; a sensação de impotência foi muito grande, fazendo com que minha frustração, como médico, aumentasse assustadoramente”
R1, Clínica Médica
“...Acho que a maior dificuldade que senti durante o meu R1 foi informar ao paciente que ele era portador de doença com prognóstico fechado, sem chance de cura. Situações deste tipo foram bastante freqüentes e a avaliação sobre o melhor momento e a melhor maneira de comunicar ao paciente sempre foram bastante difíceis e nem sempre tiveram um desfecho que me satisfizesse”
R1, Cirurgia Geral
“O serviço de enfermagem sofre o impacto total, imediato e concentrado do estresse que advém do cuidado com os doentes. Seu trabalho envolve a execução de tarefas que, pelos padrões comuns, são repulsivas, desgastantes e atemorizadoras”.
Menzies, 1970
“... atualmente a satisfação é mínima... estou sem estímulo para trabalhar e até viver...”
“... só estou aqui porque preciso realmente pela parte financeira... ninguém está aqui por amor à profissão...”
Enfermeira UTI
“O paciente tinha 19 anos, era muito bonito e a noiva dele que também era muito bonita, ficava o tempo todo com ele. Ele tinha metástase pulmonar, muita dispnéia, sofria muito...
Eu pensava: ‘Ai, meu Deus, este paciente ainda está aí, tomara que ele não morra hoje comigo’”
Enfermeira de unidade de CP
“...ele ficou assim, morrendo, uns três plantões e, no quarto plantão, o paciente morreu comigo. Foi horrível, porque eu não queria estar ali naquela hora... a família toda chorando, gritando, eu não agüentei, comecei a chorar também, tinha que sair dali. Entrei no posto de enfermagem e chorei muito, tive vontade de desistir.”
Enfermeira de unidade de CP
uCaracterísticas psicológicas do trabalho assistencial em saúde
Fatores gratificantes
Øaliviar a dor e o sofrimento
Øcurar doenças
Øsalvar vidas
Ødiagnosticar corretamente
Øsentir-se competente
Øensinar, aconselhar, educar
Øprevenir doenças
Øreceber reconhecimento, elogios, gratidão
uCaracterísticas psicológicas do trabalho assistencial em saúde
Fatores estressantes
Ømedo de cometer erros ou provocar danos
Øcontato íntimo e freqüente com dor e sofrimento
Øpacientes “difíceis”
Øexpectativas dos pacientes e familiares
Ødilemas éticos
Øcomunicações dolorosas
Øprecariedade do sistema de saúde
uProcesso saúde-doençaA equação do adoecer
fatores constitucionais + experiências precoces
uModelos conceituais
ESTRESSE-ADAPTAÇÃO
a.estresse profissional
b.estresse situacional
c.estresse pessoal
uEstresse
Estresse é a resposta do organismo (corpo e mente) às pressões internas (desejos, ambições, expectativas, conflitos) e externas (pressões vinculadas ao exercício profissional, às condições de trabalho).
uResiliência
(Física) Propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica;
(Figurativo) Capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças. Elasticidade. Capacidade rápida de recuperação.
(Houaiss, 2001)
uModelos conceituais
DEMANDA PSICOLÓGICA – CONTROLE SOBRE O TRABALHO
alta exigência de trabalho
( demanda controle)
trabalho ativo
( demanda controle)
trabalho passivo
( demanda controle)
baixa exigência de trabalho
( demanda controle)
uModelos Conceituais
BURNOUT(SÍNDROME DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL)
Forma particular de estresse, relacionado ao contexto assistencial, em que os profissionais estão expostos de forma continuada ao impacto de uma relação interpessoal de cuidado, em condições freqüentemente problemáticas ou conflitivas.
Fenômeno de desgaste profissional, facilmente observável em profissionais que trabalham diretamente com pessoas, estando expostos a pressões emocionais repetidas, durante um período de tempo prolongado.
Freundenberger, 1975
uBurnout
Estado de fadiga ou frustração derivado da devoção a uma causa, modo de vida ou relação que não produz a recompensa desejada.
Freundenberger, 1980
uBurnout
Øexaustão emocional
(sensação de haver chegado ao limite)
Ø despersonalização do atendimento
(contato frio e impessoal com os usuários)
Ø redução da eficiência e da realização profissional
(insatisfação com o trabalho, desmotivação)
(Maslach e Jackson, 1977)
uBurnout: Quadro Clínico
Øsintomas físicos
fadiga, cefaléia, distúrbios gastro-intestinais, alterações do sono, dores musculares
Øsintomas psíquicos
falta de concentração, humor depressivo, ansiedade, rigidez, ceticismo, desinteresse, baixa auto-estima
Øsintomas comportamentais
irritabilidade, absenteísmo, erros profissionais, evitar os pacientes, fazer consultas rápidas, colocar rótulos depreciativos

uMBI – Maslach Burnout Inventory
Componente “Exaustão emocional”
ØQuando termino minha jornada de trabalho, sinto-me esgotado.
ØSinto-me emocionalmente decepcionado com meu trabalho.
ØSinto que trabalhar em contato direto com as pessoas me estressa.
uMBI- Maslach Burnout Inventory
Componente “Realização profissional”
ØSinto que estou exercendo influência positiva na vida das pessoas, por meio de meu trabalho.
ØNo meu trabalho, eu manejo os problemas emocionais com muita calma.
ØSinto que trato com muita eficiência os problemas das pessoas que atendo.
uMBI- Maslach Burnout Inventory
Componente “Despersonalização do atendimento”
ØSinto que me tornei mais duro com as pessoas, desde que comecei esse trabalho.
ØSinto que realmente não me importa o que ocorra com as pessoas às quais tenho que atender profissionalmente.
ØSinto que estou tratando algumas pessoas com as quais me relaciono no trabalho como se fossem objetos impessoais.
uMedidas preventivas
Øna graduação
Øno exercício profissional
Øde natureza pessoal
uMedidas preventivas na graduação
Øcurso de Psicologia Médica e Psicologia da Saúde
Øserviço de atendimento médico-psicológico
Øserviço de apoio psicopedagógico
Øreforma curricular, com integração de conteúdos humanísticos
Øsensibilização e treinamento do corpo docente
u Medidas preventivas no exercício profissional
Intervenções institucionais
Ømelhoria das condições de trabalho
Øprogramas de humanização
Øprogramas de qualidade
Øcriação de equipes multiprofissionais
Øgrupos de reflexão sobre a tarefa assistencial
Øserviços de consultoria psiquiátrica e psicológica
Øcriação de serviços assistenciais
uMedidas preventivas de natureza pessoal
Øprocura de ajuda para resolver casos difíceis
Ødiscussões sobre as vulnerabilidades e limitações
Øreflexão sobre a idealização do papel profissional
Øconscientização / modificação de atitudes
Ødesenvolvimento de atividades de lazer
Øprocura de ajuda profissional

Nenhum comentário: