quinta-feira, 17 de abril de 2008

AULA 9

AULA 9 - O MANIFESTO E O LATENTE NAS SITUACOES CLINICAS E NAS RELACOES - JULIO NETO

CONTEUDO LATENTE X CONTEUDO MANIFESTO

1880 - DR. BREUER - PACIENTE ANNA O - SINTOMA = HIDROFOBIA - TINHA ALTERACOES DA CONSCIENCIA, ENTRAVA EM TRANSE SOZINHA... => BREUER A HIPNOTIZOU E OS SINTOMAS MELHORARAM QUANDO ELA FALOU SBRE O ASSUNTO. ANNA O.CHAMAVA ESSE PROCESSO DE "LIMPEZA DE CHAMINE" - ERA A CURA PELA FALA. => HISTERIA COM CONVERSAO

EM PARIS, EM 1896, FREUD ENCONTROU CHARCOT E ELES COMECARAM A INVESTIGAR A HISTERIA COM CONVERSAO COMO UM EPISODIO TRAUMATICO VIA HIPNOSE.

FREUD E BREUER CHAMARAM A CURA DE CATARSIS (A LIMPEZA D CHAMINE DA ANNA O.)

O LUGAR ONDE ESSES SENTIMENTOS FICARAM GUARDADOS FOI CHAMADO DE INCONSCIENTE

1900 - FREUD COEMCOU A INVESTIGAR SEUS SONHOS. OS SONHOS TEM 2 CONTEUDOS:

UM MANIFESTO, QUE E UM CONJUNTO DE IMAGENS E IDEIAS Q APARECEM AO SONHADOR COMO ELAS OCORREM. ESSE E O CONTEUDO MANIFESTO (CONSCIENTE)

O CONTEUDO LATENTE E UM CONJUNTO DE CONTEUDOS QUE APARECEM NO SONHO E DEVEM SER INTERPRETADOS. O CONTEUDO LATENTE DEVE SER ANALISADO, INVESTIGADO.

NO DSM-IV, EXISTE UM CAPITULO SOBRE MANIFESTACAO SOMATICA DAS EMOCOES E TRANSTORNOS DE SOMATIZACAO

OS TRANSTORNOS DE SOMATIZACAO SAO AS HISTERIAS DE ANTIGAMENTE

TRANSTORNOS SOMATOFORMES - O CONTEUDO EMOCIONAL LATENTE E POUCO ELABORADO, COM CONFLITOS POUCO RESOLVIDOS...

TRANSTORNO CONVERSIVO - E TODA VEZ QUE SE TEM UM SINTOMA NA ESFERA MOTORA OU SENSITIVA

TRANSTORNOS DOLOROSOS - NAO SE MEDE A DOR -

HIPOCONDRIA - E O O MEDO DE VIR A TER UMA DOENCA

TRANSTORNO DISFORMICO - A PESSOA SE ACHA FEIA, ACHA QUE ALGO ESTA ERRADO COM O CORPO

TRANSTORNO FACTICIO - SIMULA DOENCA - E FACTICIO, AUTO-PRODUZIDO

CONCEPCAO PSICOSSOMATICA - - POR TRAS DE ALGUMAS DOENCAS EXISTEM CONFLITOS INCONSCIENTES

AULA 8

AULA 8 - PSICOPATOLOGIA - CONTINUACAO - VANESSA

VIDA AFETIVA E SUAS ALTERACOES:
DIMENSAO PSIQUICA QUE DA COR, BRILHO E CALOR A TODAS AS VIVENCIAS HUMANAS.

DOMINIO AMPLO:

HUMOR OU ESTADO DE ANIMO: ESTADO EMOCIONAL BASAL NO QUAL SE ENCONTRA A PESSOA EM DETERMINADO MOMENTO

VIDA AFETIVA E SUAS ALTERACOES:

ALTERACAO DO HUMOR:
QUANTO A REGULACAO DA INTENSIDADE:
HIPERTIMIA (EXALTACAO PATOLOGICA)
EUTIMIA (NORMAL)
HIPOTIMIA (RETRAIMENTO PATOLOGICO)

QUANTO A REGULACAO DA DURACAO:
DISFORIA (OSCILACAO)

QUANTO A REGULACAO DA EXCITABILIDADE:
IRRITABILIDADE EMOCIONAL (PREDISPOSICAO A RAIVA E AO FUROR)

AFETIVIDADE:

DEFINICAO:
TONUS EMOCIONAL QUE ACOMPANHA UMA IDEIA OU VIVENCIA. O TONUS EMOCIONAL DE UMA IDEIA

INTRINSICA RELACAO COM:
SENSOPERCEPCAO
MEMORIA
PENSAMENTO
VONTADE

=> EQUILIBRIO

ALTERACOES DA AFETIVIDADE:
APATIA: ESTADO DE INDIFERENCA OU ESVAZIAMENTO EFETIVO
EMBOTAMENTO AFETIVO: AUSENCIA DE NEXOS AFETIVOS
AMBIVALENCIA AFETIVA: COEXISTENCIA DE ESTADOS EMOCIONAIS INCOMPATIVEIS, DE FORMA CINDIDA, DESAGREGADA
PUERILISMO: ESTADO DE REGRESSAO AO COMPORTAMENTO INFANTIL

PSICOMOTRICIDADE E SUAS ALTERACOES:

TRANSTORNOS MOTORES DE ORIGEM ORGANICA:
ACINESIAS: MOVOMENTO
ATAXIAS: COORDENACAO
APRAXIAS: EXECUCAO

TRANSTORNOS MOTORES DE ORIGEM PSIQUICA:
AGITACAO PSICOMOTORA:
AGITACAO MANIACA
AGITACAO ANSIOSA

TRANSTORNOS MOTORES DE ORIGEM NEUROLOGICA E PSIQUICA:
TIQUES: MOVOMENTOS DE CERTOS GRUPOS MUSCULARES DE FORMA REPETITIVA, IMPULSIVA E ESTEREOTIPADA

VONTADE E SUAS ALTERACOES:
VONTADE (ATO VOLITIVO):
CAPACIDADE DE EXERCITAR-SE LIVREMENTE, DELIBERAR, ESCOLHER E REALIZAR ATOS VOLUNTARIOS
INTERACAO ENTRE ASPCTOS INTELECTIVOS E AFETIVOS

ALTERACOES QUANTITATIVAS DA VONTADE:

PREJUIZO DO DESEJO E DA INTENCAO:
HIPERBULIA
HIPOBULIA
ABULIA

PREJUIZO DA EXECUCAO:
APRAGMATISMO: INCAPACIDADE DE DAR SEQUENCIAS AOS PENSAMENTOS E AGIR DE ACORDO COM O QUE SE PRETENDE.

O EXAME PSIQUICO:

ATRIBUTO NIVEL DE MEDIDA MEDIDA
CONSCIENCIA NIVEL ESPECTRAL
ORIENTACAO TEMPORAL, ESPAIAL QUANTITATIVA
ATENCAO ESPONTANEA, VOLUNTARIA QUANTITATIVA
MEMORIA FIXACAO, EVOCACAO QUANTITATIVA
PENSAMENTO CURSO, FORMA, CONTEUDO DESCREVER
SENSOPERCEPCAO ILUSOES, ALUCINACOES DESCREVER
HUMOR ----------------- QUANTITATIVO
AFETIVDADE ----------------- DESCREVER
VONTADE --------------------- QUANTITATIVO
PSICOMOTRICIDADE ------------ QUANTITATIVO

METODOS DE AVALIACAO NO HOSPITAL GERAL:

DIFICULDADE DO PROFISSIONAL DE SAUDE EM RECONHECER O TRANSTORNO PSIQ., PSICOLOGICO E SITUACIONAL

=> DIFICULDADE DE MANEJO DA SITUACAO

=> NECESSIDADE DE INSTRUMENTAR O PROFISSIONAL PARA O RECONHECIMENTO

- ANAMNESE COMPLETA
- AVALISCAO PSICOMOTORA
- USO DE INSTRUMENTO DE TRIAGEM
- DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLOS DE AVALIACAO E CONDUTAS


REGRAS PARA MELHORAR A CAPACIDADE DE RECONHECIMENTO:

'E NECESSARIO SABER INSERIR NA AVALIACAO CLINICA DIARIA A ENTREVISTA PSIQUIATRICA E PSICOLOGICA, E REALIZAR O EXAME PSIQUICO
CONHECER E TER ACESSO FACILITADO A CRITERIOS DIAGNOSTICOS (CID-10, DSM-IV)
IDENTIFICAR A NECESSIDADE DE ADOCAO DE METODOS DE TRIAGEM E SABER UTILIZA-LOS

INSTRUMENTOS DE TRIAGEM:
ESCALAS DE RASTREAMENTO:
- LISTA BREVE DE QUESTOES
- EM MEDIA, 20 QUESTOES POR CONTEUDO
- SEMI-ESTRUTURADO (ESPECIALISTA) E ESTRUTURADO (LEIGO)
- A PRESENCA DE UM DETERMINADO NUMERO DE SINTOMAS INDICA A PRESENCA DE PROBLEMA

ALTA SENSIBILIDADE E BAIXA ESPECIFIDADE DIAGNOSTICA

EXEMPLO:
HADS: HOSPITAL ANXIETY AND DEPRESSIVE SCALE: 14 QUESTOES COM 7 EM CADA ESCALA
CAGE: CUT DOWN, ANNOYED, GUITY, EYE OPENED.
CAM: CONFUSION ASSESSMENT METHOD


PROTOCOLOS:

OBJETIVO: DESENVOLVER UMA SISTEMATIZACAO DO PROCESSO DE AVALIACAO E DE CONDUTAS (GUIA DE ORIENTACAO) => CONTROLE DE QUALIDADE

QUANDO DESENVOLVER? DETECCAO DE UMA POPULACAO "DE RISCO"

COMO DESENVOLVER? METODOLOGIAS APROPRIADAS => LEVANTAMENTO DO PROBLEMA; DESENVOLVIMENTO DE REGISTRO; DESCRICAO DE NIVEIS DE CONDUTAS

METODO PARA DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLO:

LEVANTAMENTO BIBLIOGRAFICO
CONSTRUCAO DE UM REGISTRO DE AVALIACAO
REALIZACAO DE ESTUDO PILOTO 1 (DO REGISTRO)
ANALISE QUANTO A APLICABILIDADE DA FICHA DE AVALIACAO
APRESENTACAO PARA EQUIPE E GESTORES
REFORMULACAO DA FICHA E DISCUSSAO COM USUARIOS
FECHAMENTO DO PROTOCOLO DE AVALIACAO
REALIZACAO DE ESTUDO PILOTO 2 (DO PROTOCOLO)
REAVALIACAO FINAL DO PROTOCOLO APLICADO
MANUTENCAO DO PROTOCOLO

PROTOCOLOS - EXEMPLO:
PROTOCOLO DE AVALIACAO PSICOSSOCIAL DO PACIENTE NO PRE-OPERATORIO

EXPLICOU O PROTOCOLO EM MINUCIA

APRESENTOU DOIS CASOS CLINICOS (DE NUMEROS 4 E 5)

AULA 7

AULA 7 - SINDROMES PSIQUIATRICAS COMUNS NO HOSPITAL GERAL - ARTUR FILHOU JOSE

CRITERIOS DISGNOSTICOS EM PSIQUIATRIA:
CID-10
DSM-4

DIFICULDADES NOS DIAGNOSTICOS DE TRANSTORNOS MENTAIS NO CONTEXTO MEDICO:
PACIENTES QUEIXAM DO CORPO
MEDICOS PESQUISAM QUEIXAS FISICAS
FALTA DE TREINAMENTO PROFISSIONAL
FALTA DE TEMPO E PRIVACIDADE
SINTOMAS CONSIDERADOS INCOMPREENSIVEIS
SINTOMAS PERCEBIDOS, MAS COM DIAGNOSTICO ERRADO
DIAGNOSTICO CORRETO, SEM TRATAMENTO CORRESPONDENTE

RELACAO ENTRE ENFERMIDADES FISICAS E MENTAIS:
TRANST MENTAL PROVOCANDO DOENCA FISICA
TRANST. MENTAL COMO REACAO A DOENCA FISICA
TRANST. MENTAL DEVIDO A UMA CONDICAO MEDICA GERAL
TRANST. MENTAL DEVIDO A USO DE SUBSTANCIAS
TRANST. MENTAL QUE SE APRESENTA COM QUEIXAS CORPORAIS
TRANST. MENTAL COEXISTINDO COM DOENCA FISICA

EIDEMIOLOGIA DOS TRANSTORNOS MENTAIS:
PREVALENCIA DE 39% ADULTOS EM 1 ANO
NECESSITAM CUIDADO MEDICO - 20% DA POPULACAO
MULHERES - HOMENS

TRANST. MENTAIS NA CLINICA MEDICA:
ENTRE 27 A 48%
25% COM GRAVIDADE DOS AMBULATORIOS ESPECIALIZADOS EM PQ
10% DA POP. ADULTA USOU MEDICACAO PSICOTOPRICA EM 1 ANO
BZD SAO PRESCRITOS:
60% POR CLINICOS GERAIS
15% POR CARDIOLOGISTAS
11,7% POR PSIQUIATRAS

SINDROMES PSIQIATRICAS COMUNS NO CONTXTO HOSPITALAR:
29 A 60% DOS PCTS NAS ENFERMARIAS
ESTADOS CONFUSIONAIS/DELIRIUM (QUADRO CONFUSIONAL, COM REBAIXAMENTO DE CONSCIENCIA)
TRANSTORNOS DECORRENTES DO USO DE ALCOOL
QUADROS DEPRESSIVOS
QUADROS DE ANSIEDADE
QUADROS CONVERSIVOS (HISTERIA, PIRIPAQUE, DNV)

IMPORTANCIA DO DIAGNOSTICO E TTO PRECOCES DOS TRANST. MENTAIS NO HG:
MAIOR ADESAO AO TTO
MENOR TEMPO DE INTERNACAO
MELHORA NOS NIVEIS FUNCIONAIS
MENOR MORBIDADE
MENOR MORTALIDADE
MENOR UTILIZACAO DE SERVICOS MEDICOS

TRABSTORNOS MENTAIS ORGANICOS:
DELIRIUM, DEMENCIA, TRANSTORNOS AMNESTICOS E OUTROS TRANSTORNOS COGNITIVOS
TRANSTORNOS MENTAIS DEVIDOS A UMA CONDICAO NEDICA GERAL
TRANSTORNOS RELACIONADOS A SUBSTANCIAS

CRITERIOS DIAGNOSTICOS DE DELIRIUM:
ALTERACOES SIMULTANEAS DE:
NIVEL DE CONSCIENCIA
ATENCAO
PENSAMENTO
ABSTRACAO E COMPREENSAO
ORIENTACAO NO TEMPO E ESPACO
MEMORIA
DELIRIOS ONIRICOS
PERCEPCAO
COMPORTAMENTO PSICOMOTOR
CICLO VIGILIA
REBAIXAMENTO DE CONSCIENCIA
ETIOPATOLOGIA NAO ESPECIFICADA
DISFUNCAO CEREBRAL DIFUSA
ALTERACAO AGUDA
INICIO SUBITO
DURACAO GERALMENTE DE ATE 8 DIAS
SINTOMAS POLIMORFOS
FLUTUACAO AO LONGO DO DIA
ALTA TAXA DE MORTALIDADE

ETIOLOGIA:
SNC: EPILEPSIA, TRAUMA, INFECCAO, NEOPLASIA, QUADRO VASCULAR
DOENCAS SISTEMICAS
USO OU ABSTINENCIA DE SUBSTANCIAS

DELIRIUM:
10 A 40% DOS PCTS INTERNADOS (25%)
30 A 60% SAO DIAGNOSTICADOS
ACOMETE QUALQUER IDADE
PREDOMINA EM IDOSOS E CRIANCAS
ALTA INCIDENCIA NAS UTIS
FREQUENTE EM DOENTES TERMINAIS, CORONARIANOS E POS-OPERADOS

FATORES PREDISPONENTES:
IDADE AVANCADA
LESAO CEREBRAL PREVIA
COMPROMETIMENTO COGNITIVO
PRIVACAO DO SONO
DSTURBIO SENSORIAL ANTERIOR
DESIDRATACAO
DESNUTRICAO
PRESCRICAO DE 3 OU MAIS MEDICAMENTOS

FATORES COMUNS NO DELIRIUM:
MEDICACOES
ABSTINENCIA
INTOXICACOES
SNC
DEFICIENCIAS NUTRICIONAIS E VITAMINAS
ENDOCRINOLOGICAS
METABOLICAS
CARDIO-VASCULARES
INFECCOES
DOENCAS AUTO-IMUNES

DIAGNOSTICO DIFERENCIAL:
TRANSTORNO PSICOTICO BREVE
ESQUIZOFRENIA
EPISODIO MANIACO
SIMULACAO
TRANST.DISSOCIATIVOS
SINDROMES DEMENCIAIS

MANEJO E TRATAMENTO:
MANEJO DOS FATORES DE RISCO
REMOCAO DOS FATORES: ETIOLOGICOS, FACILITADORES E PREDISPONENTES
MANEJO DO QUADRO INSTALADO
CONTROLAR SINTOMAS, MEDICACAO

MANEJO E TRATAMENTO:
TRATAMENTO FARMACOLOGICO

QUADROS DEPRESSIVOS EM PCTS INTERNADOS:
ALTA PREVALENCIA
PRINCIPAL DIAGNOSTICO DE INTERCONSULTA
O CLINICO E A EQUIPE DE SAUDE SAO OS PRIMEIROS A AVALIAR
QUEIXAS SOMATICAS EM PRIMIRO PLANO

DIAGNOSTICO DE DEPRESSAO DSM-IV:
HUMOR DEPRIMIDO
PERDA DO INTERESSE OU PRAZER EM MUITAS OU TODAS ATIVIDADES COTIDIANAS
FATIGA
DIMINUICAO OU PERDA DE ENERGIA
ALTERACAO DO APETITE
AGITACAO OU LENTIFICACAO PSICOMOTORA
DIMINUICAO DA ATENCAO E CONCENTRACAO
SENTIMENTO DE INUTILIDADE E CULPA
PENSAMENTO DE MORTE

DEPRESSAAO PRIMARIA NO CONTEXTO MEDICO

CONDICAO MEDICA DESENCADEADA OU AGRAVADA POR QUADRO DEPRESSIVO:
DIMINUICAO DOS CUIDADOS PESSOAIS
ALTERACAO DO SONO
ALTERACAO DO APETITE
BAIXA ADESAO AO TTO
USO INCORRETO DE MEDICACAO...

ESTADOS DEPRESSIVOS NO CONTEXTO MEDICO

ESTADOS DEPRESSIVOS INDUZIDOS POR SUBSTANCIAS

DIAGNOSTICO INCORRETO

ANSIEDADE NO HOSPITAL GERAL

terça-feira, 8 de abril de 2008

AULA 6

AULA 6 - FUNCOES PSIQUICAS E EXAME PSIQUICO - 08/04 - VANESSA DE ALBUQUERQUE CITARO

PSICOPATOLOGIA - ESTUDO DOS FENOMENOS PATOLGICOS PSIQUICOS

KARL JASPERS - DEFINIU A PSICOPATOLOGIA - AS VIVENCIAS SAO COMPREENSIVEIS A PARTIR:
DA BIOGRAFIA, COMO REACAO A EVENTO ESTRESSANTE.
DA PERSONALIDADE, COMO DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE.
DAS RUPTURAS, COMO PROCESSOS EM DESCONTINUIDADE.

DEFINICAO:
CONHECIMENTO COMPARTILHADO COM O OUTRO E POR EXTENSAO, "COMPARTILHADO CONSIGO MESMO".

ALTERACOES PATOLOGICAS DA CONSCIENCIA:

QUANTITATIVAS: REBIXAMENTO DO NIVEL
=> OBNULACAO DE CONSCIENCIA
=> ESTUPOR
=> COMA

QUALITATIVAS: COMPROMETIMENTOS FOCAIS DO CAMPO
=> ESTADOS CREPUSCULARES
=> DISSOCIACAO DA CONSCIENCIA
=> TRANSE

A ATENSAO E SUAS ALTERACOES:

DEFINICAO: E A DIRECAO DA CONSCIENCIA, O ESTADO DE CONCENTRACAO DA ATIVIDADE MENTAL

ALTERACAO QUANTITATIVA:
ATENCAO VOLUNTARIA => TENACIDADE
ATENCAO ESPONTANEA => VIGILANCIA

A ORIENTACAO E SUAS ALTERACOES:

DEFINICAO: EXPRESSAO OBJETIVA DA LUCIDEZ PSIQUICA
AMPLITUDE E CLARIDADE DOS PROCESSOS DA CONSCIENCIA

ALTERACOES:
ORIENTACAO ALOPSIQUICA: TEMPO E ESPACO
ORIENTACAO AUTOPSIQUICA (IDENTIFICACAO):
ATIVIDADE DO EU
UNIDADE DO EU
IDENTIDADE DO EU
OPOSICAO DO EU

A MEMORIA E SUAS ALTERACOES:
DEFINICAO: CAPACIDADE DE REGISTRAR, MANTER E EVOCAR OS FATOS JA OCORRIDOS
A CAPACIDADE DE MEMORIZAR RELACIONA-SE INTIMAMENTE COM O NIVEL DE CONSCIENCIA, ATENCAO E INTERESSE AFETIVO.

A MEMORIA E COMPOSTA POR 3 FASES:
PERCEPCAO, REGISTRO E FIXACAO
RETENCAO E CONSERVACAO
REPRODUCAO E EVOCACAO

A MEMORIA E SUAS ALTERACOES:

ALTERACOES PATOLOGICAS DA MEMORIA:

ALTERACOES QUANTIITATIVAS:
HIPERMNESIAS
HIPOMNESIAS
AMNESIAS
ALTERACOES QUALITATIVAS:
FABULACOES
FALSOS RECONHECIMENTOS

O PENSAMENTO E SUAS ALTERACOES:

DEFINICAO: CONSTITUI-SE A PARTIR DE ELEMENTOS SENSORIAIS, EMBORA NAO SEJAM PROPRIAMENTE INTELECTUAIS

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PENSAMENTO:
=> CONCEITO
=> JUIZO
=> RACIOCINIO

PROCESSOS DE PENSAR:
=> CURSO
=> FORMA
=> CONTEUDO

ALTERACOES DO CONTEUDO DO PENSAMENTO:
PERSECUTORIO
DEPRECIATIVO
RELIGIOSOS
SEXUAIS
PODER, RIQUESA OU GRANDEZA
RUINA OU CULPA
HIPOCONDRIACOS


SÓ COPIEI ATTÉ AQUI, ACABOU A BATERIA DO PALM

AULA 5

AULA 5 - 03/04

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL E PERSPECTIVAS DIAGNOSTICAS - SOLANGE TEDESCO

LOGOS E PRAXIS

ACOES MULTIPROFFISSIONAIS

CONTEXTULIZANDO:
METAFORAS:
COORDENADOR DE EQUIPE = MESTRO
EQUIPE = ORQUESTRA

FORMAS DE ATUACAO "TRADICIONAIS" DE SAUDE MENTAL NO HOSPITAL GERAL:
PSICOLOGIA HOSPITALAR
INTERCONSULTA PSIQUIATRICA
INTERCONSULTA MEDICO-PSICOLOGICA
INTERCONSULTA EM T.O.
CONSULTORIA DE T.O.
CONSULTORIA PSICOLOGICA

FUNCAO HOSPITALAR: FOCA SUA ATENCAO SOBRE O PACIENTE E O PROCESSO ADOECIMENTO/TRATAMENTO

OS SERVICOS DE SAUDE MENTAL ESTRUTURAM-SE COM OS MESMOS ELEMENTOS, MAS DIFEREM ENTRE SI PELA ORGANIZACAO TEORICA E FUNCIONAL QUE DESENVOLVEM.

FUNCAO DO INTERCONSULTOR: TRABALHO SOBRE A RELACAO DO PROFISSIONAL DE SAUDE COM O PACIENTE => RELACOES PSIQUICAS, FISICAS, SOCIAIS E AMBIENTAIS.

MODELO TEORICO DA INTERCONSULTA:
OBJETIVO: INTERVIR NOS CONFLITOS PSIQUICOS QUE ENCONTRM-SE EXACERBADOS COM O ADOECER FISICO

PACIENTE => FAMILIA => EQUIPE => PACIENTE

MODELO TEORICO DA INTERCONSULTA EM SAUDE MENTAL

OBJETIVO: INTERVIR NAO SOMENTE NO PCT, MAS TBM EM CONFLITOS PSIQUICOS QUE PODEM ENCONTRAR-SE EXARCEBADOS COM O ADOECER FISICO, TAIS COM A ANSIEDADE DOS FAMILIARES E A DIFICULDADE DE RELACIONAMENTO ENTRE EQUIPE DE SAUDE-PCT/FAMILIA.

MODELO: ESTRUTURA TRIANGULAR, CUJOS VERTICES SAO PACIENTE FAMILIA E EQUIPE DE SAUDE.

BALINT - "EXEMPLO DE QUE A DROGA MAIS FREQUENTEMENTE USADA NA CLINICA GERAL ERA O PROPRIO MEDICO... O QUE IMPORTA E COMO O MDICO OFERECE O REMEDIO"

DISCIPLINA: AREA OU RAMO DE CONHECIENTO (ENSINO, EDUCACAO) => UM CONJUNTO DE CONHECIMENTOS AFINS E COMPLEMENTARES, ORGANIZADO DE FORMA APROPRIADA À INSTRUCAO OU APRENDIZADO => RESOLVER PROBLEMAS/INTERACAO ENTRE DISCIPLINAS = INTERDISCIPLINARIDADE => LIDAR COM PROBLEMAS RELATIVOS A SAUDE-DOENCA, QUE OCORREM NUM NIVEL SOCIO-HISTORICO => ESTRUTURA TRIANGULAR => PSICOLOGIA DA SAUDE => AREA DO CONHECIMENTO QUE SE OCUPA DE ESTUDAR, DO PONTO DE VISTA PSICOLOGICO E PSICOSSOCIAL, OS MULTIPLOS FENOMENOS HUMANOS LIGADOS AO PROBLEMA DO ADOECIMENTO, TENDO COMOSUJEITOS-ALVO PESSOAS PARTICIPANTES DOS SETTINGS DAS QUESTOES DE SAUDE (SEJAM PCTS, FAMILIARES, PROFISSIONAIS DA AREA OU MEMBROS DA COMUNIDADE)

INERDISCIPLINARIDADE # MULTIDISCIPLINARIDADE # MULTIPROFISSIONALIDADE

INTEGRACAO ORGANIZACIONAL # SISTEMATIZACAO DE PROJETOS TERAPEUTICOS, OS ESFORCOS SAO NO SENTIDO DE UNIR ENTRE SI SEUS CONCEITOS TEORICOS E SEUS METODOS DE ABORDAGEM.

TRABALHO "BRICOLEUR": PRODUZ UM OBJETO NOVO A PARTIR DE PEDACOS E FRAGMENTOS DE OUTROS OBJETOS E REUNE, SEM UM PLANO MUITO RIGIDO, OS COMPONENTES QUE AMPLIAM E AUXILIAM A COMPOSICAO DESSE NOVO OBJETO.

FATORES IMPEDIDORES:
DESCONHECEDORES
INDIFERENTES
NEGLICENTES
LITIGIO

INTERDISCIPLINARIDADE:
PRAXIS (AÇÃO) INTERDISCIPLINAR: PROCESSO QUE "REMA" CONTRA A FRAGMENTACAO DO SABER.

AMPLIACAO DO CONCEITO DO SAUDE:
COMPLEXIDADE DOS CONHECIMENTOS
PROCESSO CONTINUO DE ESPECIALIZACAO
DEFINICAO DE NOVAS AREAS DE ATUACAO
NOVA ORGANIZACAO DOS PROFISSIONAIS (MODELO MEDICO PARA MODELO DE EQUIPE)
OBJETIVO COMUM: PROMOCAO DE SAUDE E MODIFICACAO DAS PRATICAS ASSISTENCIAIS.

CATEGORIAS PROFISSIONAIS E FORMACAO DAS EQUIPES DE SAUDE:
INTERESSE NO ENFOQUE MAIS GLOBAL
INSERCAO NO COTIDIANO DOS HOSPITAIS
PROCESSO DE ELABORACAO DE IDENTIDADE
PROCESSO DE ADAPTACAO, PARTICIPACAO E PROGRESSIVA INTEGRACAO NO CONJUNTO DAS ACOES E NAO ATOS ISOLADOS
BUSCA DE ORGANIZACAO DOS SERVICOS
CONSTRUCAO COLETIVA DE UM SABER MAIS AMPLO.

MULTIPROFISSIONALIDADE: POSSIBILITA A INTERACAO DOS PROFISSIONAIS:
POTENCIA TERAPEUTICA DA EQUIPE
ESTABELECIMENTO DE VINCULOS DE CONFIANCA
QUALIDADE DA COMUNICACAO EM SAUDE

AULA 4

ADOECER - AULA 4 - 01/04

SAUDE - CONCEITO DINAMICO ENTRE A ESFERA BIOLOGICA.
DOENCA - RUPTURA - PERDA DA HOMEOSTASE, DE EQUILIBRIO

DUAS MANEIRAS DE ADOECER:
FORMA AGUDA: TRANSITORIA E BREVE
FORMA CRONICA: INCURAVEL E PERMANENTE

O CURSO DA ENFERMIDADE PODE SER:
BENIGNO OU MALIGNO

O SOFRIMENTO OCASIONADO PELA DOENCA PODE SER:
LEVE OU GRAVE

A DOENCA: AMEACA DO DESTINO:
MUTILAR
PARALISAR
LEVAR A INVALIDEZ
LEVAR A MORTE

SAUDE - DOENCA:
PASSAGEM QUE MODIFICA A RELACAO COM O MUNDO
IMPLICA EM REPERCUSSOES PSICOLOGICAS

PROVOCA UMA ALTERACAO NA REPRESENTACAO DE MUNDO - VIVENCIA DE UM UNIVERSO NOVO:
FREQUENTA MAIS O HOSPITAL
SAO EXPOSTOS A PROCEDIMENTOS DESCONHECIDOS
DEPENDE DE OUTROS
FERIDA NARCISICA: MARCA DE IMPOTENCIA

SENSACAO DE DESPERSONALIZACAO - A VIDA EM SUSPENSO:
QUEBRA DA LINHA CONTINUA DA VIDA
NOVA ROTINA
MUDANCA DE HABITOS
INTERRUPCAO DE PROJETOS
MEDO DA MORTE

IMPACTO EM RELACAO A DOENCA SE DA EM FUNCAO DE ALGUNS FATORES:

CARACTERISTICAS DE PERSONALIDADE
O CARATER BREVE OU PROLONGADO
PROGNOSTICO FAVORAVEL OU NAO
LIMITACOES FISICAS VIVENCIADAS
FUNCOES CORPORAIS AMEACADAS PELA ENFERMIDADE
ESTIGMAS RELACIONADOS A ALGUMAS DOENCAS

CARATER PESSOAL:
SINAIS E SINTOMAS E EXPERIENCIA PESSOAL

ENFRENTAMENTO:
PASSIVOS
ATIVOS

POSSIBILIDADE DE ENFRENTAMENTO:
ELABORACAO DA SITUACAO DE PERDA - LUTO
DAR UM SIGNIFICADO PARA A EXPERIENCIA DE ADOECER

ADAPTACAO - PROCESSO DINAMICO EM BUSCA DE UM NOVO EQUILIBRIO:
TRABALHO EMOCIONAL COMPLEXO
MECANISMOS FISIOLOGICOS E PSICOLOGICOS - MOBILIZACAO DE DEFESAS

REGRESSAO:
MECANISMO UTIL DE ADAPTACAO E ETAPAS INICIAIS
PODE SER PREJUDICIAL SE NAO PERMITIR A MOBILIZACAO DE FORCAS CURATIVAS (QUERER)

ANSIEDADE:
PRESENTE NAS SITUACOES MAIS AGUDAS, COM INTERVENCA SUBITA E QUE NAO ESTA SIGNIFICADA

NEGACAO:
RECUSA DO FATO DE ESTAR DOENTE
EVITACAO DE SOFRIMENTO, MEDO E DESESPERO

DEPRESSAO:
CONSEQUENCIA PSIQUICA QUASE QUE INEVITAVEL AO ADOECER
DESDE TRISTEZA E DESESPERANCA ATE QUADROS DEPRESSIVOS DE MAIOR INTENSIDADE
NECESSIDADE DE INVESTIGAR AS CAUSAS POSSIVEIS (PRE-MORBIDAS, ORGANICAS)

ADAPTACAO PSICOLOGICA:
USO DE MECANISMOS REGULADORES
APOIO SOCIAL
RELACAO POSITIVA COM TTO E EQUIPE
PROPICIA A ELABORACAO DO PROCESSO DEPRESSIVO RELATIVO AO ADOECER, ESTABELECENDO O CONTROLE POSSIVEL FRENTE A NOVA SITUACAO
AVALIADA EM RELACAO A PERSONALIDADE PREVIA DO PACIENTE E NAO A PADROES DECOMPORTAMENTO

ADAPTACAO FISIOLOGICA E COGNITIVA: ESTRESSE E COPING:
DADOS BIOGRAFICOS
CRENCAS E EXPECTATIVAS
EVOLUCAO DOS SINTOMAS
GRAVIDADE DO EVENTO
VIVENCIA ANTERIOR EM SITUACOES TRAUMATICAS
IMAGEM DA DOENCA NO MEIO SOCIAL
MOTIVACAO PARA A MUDANCA DE ATITUDE

ADAPTACAO - REESTABELECER A CONECTIVIDADE COM A VIDA:
MANTER A SIGNIFICANCIA DA VIDA
BUSCAR O SIGNIFICADO NA EXISTENCIA, MESMO COM SOFRIMENTO
FONTES DE SIGNIFICADO:
CRIATIVIDADE
EXPERIENCIAS DE AMOR
LEGADO FAMILIAR
ATITUDES FRENTE AO SOFRIMENTO
EXERCIIOS PARA DESCOBRIR FONTES DE SIGNIFICADOS

ADOECER X DESAMPARO

FUNCAO MATERNA = FUNCAO DE TRANSFORMACAO - O ADULTO PRESENTE DECODIFICA O DESAMPARO AO BEBE

FUNCAO TERAPEUTICA:
E A CAPACIDADE DE COLOCAR-SE JUNTO COM O SUJEITO
AUXILIA O SUJEITO A ENTRAR EM CONTATO COM SEUS SENTIMENTOS DE MEDO E VULNERABILIDADE.

RELACAO TERAPEUTICA:
CUIDAR
ATRAVES DO CONTATO COM AS PROPRIAS EMOCOES E SENTIMENTOS QUE POSSIBILITA O ACOLHIMENTO DO SOFRIMENTO SUJEITO FRENTE AS EXPERIENCIAS CAOTICAS
PERMITIR QUE O PACIENTE PARTICIPE DO PROCESSO DE ADOECER, ATRAVES DA COMUNICACAO E DO VINCULO DE CONFIANCA

AULA 3

FALTEI

AULA 2

AULA 2 - 25/03 - FASES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E AS PECULIARIDADES NO HOSPITAL GERAL - Renata Novaes Pinto

INFANCIA
ADOLESCENCIA
ADULTO
VELHICE
FINAL DE VIDA

ADOECER: PROVOCA RESPOSTAS EMOCIONAIS NA CRIANCA E SUA FAMILIA

DIFICULDADE DE ADAPTACAO A DOENCA/HOSPITALIZACAO

RUPTURA DE VINCULOS AFETIVOS DURANTE A INTERNACAO

REORGANIZACAO FAMILIAR/SOBRECARFA DE TAREFAS

MUDANCAS NA VIVENCIA DE SEU "EU CORPORAL"

EMOCOES -
NASCIMENTO: CONTENTAMENTO, SOFRIMENTO, INTERESSE
6 MES - ALEGRIA, SURPRESA E MEDO
18 MES - INVEJA E EMPATIA - DESENV SA AUTOCONSCIENCIA
3 ANO - VERGONHA E CULPA

0-2 ANOS: SENSORIO-MOTOR - NAO HA REPRESENTACAO INTERNA DOS ACONTECIMENTOS
2-6 ANOS: PRE-OPERACIONAL- PENSAMENTO EGOCENTRICO - NOCAO DE IRREVERSIBILIDADE - RACIOCINIO TRANSDUTIVO
7-11 ANOS: OPERATORIO-CONCRETO - LOGICA INTERNA CONSISTENTE
12 EM DIANTE: OPERATORIO-FORMAL - RACIOCINA LOGICA E SISTEMATICAMENTE, RACIOCINIO ABSTRATO, DEDUCOES LOGICAS

INTELIGENCIA: CAPACIDADE DE ADAPTACAO PSICOLOGICA AO MEIO

PASSAGEM DA ACAO EXPLICITA PARA A REPRESENTACAO MENTAL

COMPREENSAO CONSCIENTE E UM COMPONENTE IMPORTANTE PARA A RESPOSTA DA CCA E FAMILIARES EM RELACAO A DOENCA E HOSPITALIZACAO

ADOLESCENCIA:

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: PENSAMENTO ABSTRATO ( MANIPULACAO DE INFORMACOES, USO DE SIMBOLOS) E AMPLIACAO DOS SIGNIFICADOS

ADOLESCENTE RUMO A AUTONOMIA:
SE DESPEDE DE SUA MORADA DA INFANCIA, CONFERE NOVOS SENTIDOS AS SUAS EXPERIENCIAS, BUSCA NOVAS IDENTIFICACOES QUE O AJUDEM A SOLUCIONAR O LUTO DA PERDA DA INFANCIA, SENTE-SE SUJEITO NO MUNDO.

DOENCA GRAVE OU CRONICA:
REFORMULACAO DOS PROJETOS, LANCA-SE NUMA TEMPORALIDADE DIFERENTE, TTO DESGASTANTE, ROTINA E ESTETICA, MARCAS PSIQUICAS E COMPORTAMENTO DE RISCO.

DIAGNOSTICO DEVE SER PRECOCE AFIM DE REDUZUR SOFRIMENTO DESNECESSARIO

ADULTO:

DESENVOLVIMENTO FISICO: APICE DA PERFORMANCE FISICA, CRIACAO DE HABITOS, DESENV PLENO DAS CAPACIDADES FISICAS

DESENV. COGNITIVO: CARACTERISTICAS DO PENSAMENTO: MAIS RICO E COMPLEXO, FLEXIVEL E ABERTO, ADAPTATIVO E INDIVIDUALISTA, LIDA MELHOR COM SITUACOES AMBIGUAS, INCERTEZAS, CONTRADICAO E IMPERFEICAO.

DESENV. PSICOSSOCIAL: ASSUMIR RESPONSABILIDADES E EXERCER SUAS PROPRIAS DECISOES.
TRAVESSIA DE MEIA-IDADE: DEPENDE DOS RECURSOS PESSOAIS E CIRCUNSTANCIAS. LIMITE TEMPORAL. MUDANCA NA EXPECTATIVA DE VIDA. REAVALIACAO DE VALORES. É CRESCIMENTO PESSOAL NAO DECLINIO…

DESENVOLVIMENTO FISICO: MUDANCAS SENSORIO-MOTORAS.

DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL: SEXUALIDADE. CAPACIDADE REPRODUTIVA, PRAZER SEXUAL PODE PERMANECER INALTERADOS.

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: PRODUTIVIDADE DEPENDE DA AREA DE ATUACAO

VELHICE:

ESTEREOTIPOS NEGATIVOS E PREJUDICIAIS, QUESTIONAMENTOS POR PERDA DE REFERENCIAS, REDIRECIONAMENTO DE QUESTOES PESSOAIS - BALANCO SOS PAPEIS SOCIAIS, TRANSICAO DE ETAPA

DESENV. FISICO: PERDAS SENSORIO-MOTORAS!!!

DESENV. COGNITIVO É IRREGULAR, ALGUMAS CAPACIDADES PODEM DIMINUIR E OUTRAS PERMANECEM ESTAVEIS OU ATE SE APERFEICOAM. VARIACAO INDIVIDUAL SUGERE QUE OS DECLINIOS PODEM SER PREVENIDOS.

DESENV. PSICOSSOCIAL: INTEGRIDADE E COERENCIA
REFLEXAO E ACEITACAO DA VIDA. SABEDORIA E LAMENTACAO. DEVE TER UM ENVOLVIMENTO VITAL NA SOCIEDADE, IDENTIFICAR UM PROPOSITO. A INTEGRIDADE DEPENDE NAO SO NA REFLEXAO SOBRE O PASSADO MAS DE AINDA SENTIR-SE ESTIMULADO.

DESENV. PSICISSOCIAL: QUESTOES DO ENVELHECIMENTO: APOSENTADORIA, REFLEXO FINANCEIRO, EMOCIONAL E SOCIAL.
DEPENDENCIA, NECESSIDADE DE ASSISTENCIA E CUIDADOS.

FIM DA VIDA:

TAREFA PARA PROFISSIONAIS
AUMENTO DA SOBREVIDA. MEDICALIZACAO DA MORTE. MORTE NOS HOSPITAIS, RECUSA E NEGACAO DA NORTE.
QUESTOES MEDICAS: PROLONGAMENTO DA VIDA, ALIVIO DA DOR, DISTANASIA.

CONTEXTO CULTURAL, SOCIAL E HISTORICO: EXPRESSAO DA DOR. RECORDACAO DOS MORTOS. NOCAO DE MORTE.
IMPORTANCIA DO RITUAL: CHOQUE E DESCRENCA. PREOCUPACAO COM A MEMORIA DA PESSOA FALECIDA. RENOVACAO DOS INTERESSES COTIDIANOS.

ETAPAS DA MORTE:
NEGACAO (RECUSA EM ACEITAR A REALIDADE)
RAIVA
BARGANHA (POR TEMPO)
DEPRESSAO
ACEITACAO

AULA 1

AULA UM - A EVOLUCAO DOS MODELOS DE SAUDE

O MEDICO DOENTE - DRAUZIO VARELLA

FREQUENCIA E PROVA FINAL

BIBLIOGRAFIA:
A FACE HUMANA DA MEDICINA - DE MARCO MA
SERVICOS DE SAUDE MENTAL NO HG - BOTEGA, NEURY
O MEDICO SEU PACIENTE E A DOENCA - BALINT, MICHAEL
PRATICA PSIQUIATRICA NO HG - BOTEGA, NEURY
HOSPITAL: DOR E MORTE COMO OFICIO - PITTA, AM
PRINCIPIOS PARA A PRATICA DA PSICOLOGIA CLINICA NOS HOSPITAIS - ROMANO, BWR

"SAPIS" - CONTRIBUI PARA A CONSTRUCAO DA INTEGRALIDADE NOS SERVICOS DE SAUDE

HISTORICO E PERSPECTIVAS:: MODELO BIOMEDICO (FOCADO NO BIOLOGICO). PREDOMINANTE NO MEIO MEDICO, DESENVOLVEU REMEDIO. E UMA CIENCIA EXATA.

TRATAR O SINTOMA, O NEUROTRANSMISSOR É INESPECIFICO, ASSIM COMO TRATAR SO O PSICOLOGICO.

O MODELO É O BIOPSICOSOCIAL.

INTEGRALIDADE:

ANTECEDENTES:: DESDE OS PRIMORDIOS ALMA E CORPO INTERLIGADOS.

DESCARTES : PENSO, LOGO EXISTO. SEPARACAO RADICAL ENTRE UMA VIDA SUBJETIVA E UMA VIDA OBJETIVA DO CORPO REGIDA PELAS LEIS DA FISICA E QUIMICA, COMO QUALQUER SUBSTANCIA EXTENSA.

SEPAROU A MENTE DO CORPO:

AVANCO EXPONENCIAL DO CONHECIMENTO - MODELO BIOMEDICO
E O AVANCO NO CONHECIMENTO DAS PESSOAS?

1818 - PSICOSSOMATICA
PSICOSSOMATICA ANALITICA -
GRODDECK - APLICACAO DA PSICANALISE AOS TRANSTORNOS ORGANICOS DOENCA-EXPRESSAO SIMBOLICA DO ID
FERENCZI - DISTINCAO ENTRE DISTURBIOS FUNCIONAIS DAS NEUROSES

1902 - CRIADA UMA UNIDADE DE PSIQUIATRIA NUM HOSPITAL GERAL EM NOVA IORQUE.

1913 - CRIADA UMA UNIDADE NO JOHN HOPKINS HOSPITAL

ENGEL FEZ O MODELO BIOPSICOSSOCIAL

BALINT - 1955 - O MEDICO, SEU PACIENTE E A DOENCA.
"O REMEDIO MAIS USADO NA MEDICINA E O PROPRIO MEDICO, O QUAL COMO OS DEMAIS MEDICAMENTOS PRECISA SER CONHECIDO EM SUA POSOLOGIA, EFEITOS COLATERAIS E TOXICIDADE".
"TODA CONSULTA MEDICA TRAZ UM PEDIDO DE AMOR".
"GRUPOS BALINT" - PARA RABALHAR A TAREFA MEDICA. PEDIDOS MANIFESTOS E LATENTES TEM QUE SER ANALISADOS

INTEGRALIDADE/INTEGRACAO - HUMANIZACAO
DESLOCAMENTO DA DOENCA COMO EVENTO PARA O ADOECER COMO PROCESSO.

CONTRIBUICOES:
MUDANDO O CENARIO E O CUIDADO NAS UTIS:
MUDANCAS ARQUITETONICAS, POR EXEMPLO JANELAS, RELOGIOS
MUDANCAS NAS ROTINAS , POR EXEMPLO REORGANIZAR OS PROCEDIMENTOS PARA PERMITIR PERIODOS ININTERRUPTOS DE SONO.

INFORMANDO O PACIENTE:
1961 - 219 MEDICOS - 90% NAO CONTAVAM AOS PACIENTES O DIAGNOSTICO DE CANCER, O QUE LEVOU OS MEDICOS A "TER QUE DIZER A VERDADE", NA DECADA DE 70.

ATENCAO E CUIDADO COM OS CUIDADORES:
MUDANCAS NOS REGIMES DE PLANTAO AFIM DE MELHORAR O APROVEITAMENTO DO PLANTAO E MELHOR PERFORMANCE DOS MEDICOS, REDUZIDA PELA PRIVACAO DO SONO E AUMENTO DO CANSACO.

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ÍNDICE:

Clínica e Estudos de Casos
9 file(s)
File Folder
2007-11-21
Cognitivo-Comportamental
3 file(s)
File Folder
2007-11-21
Compulsão, vícios, grupos de mútua-ajuda
4 file(s)
File Folder
2007-11-21
Desenvolvimento e Aprendizagem
2 file(s)
File Folder
2007-11-21
Dinâmica e RH
98 file(s)
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2007-12-19
Erich Fromm
3 file(s)
File Folder
2007-11-21
Estudos de Gênero
9 file(s)
File Folder
2007-11-21
Existencialismo
7 file(s)
File Folder
2007-11-21
Freud - Obras Completas
23 file(s)
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2007-11-21
História da Psicologia
4 file(s)
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2007-11-21
Pierre Weil
7 file(s)
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2007-11-21
Psicanálise
46 file(s)
File Folder
2007-11-21
Psicologia Analítica de C.G.Jung
26 file(s)
File Folder
2007-11-21
Psicologia e Religião
5 file(s)
File Folder
2007-11-21
Psicologia Geral
20 file(s)
File Folder
2007-11-21
Psicologia Infantil
5 file(s)
File Folder
2007-11-21
Psicologia Organizacional e do Trabalho
17 file(s)
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2007-11-21
Psicologia Social
9 file(s)
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2007-11-21
Psicopatologia
25 file(s)
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2007-11-21
Psicossomática e abordagem corporal
32 file(s)
File Folder
2007-11-21
Pós-Junguianos
136 file(s)
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2007-11-21
Saúde Mental
8 file(s)
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2007-11-21
Sexualidade
66 file(s)
File Folder
2007-11-21
Sonhos
37 file(s)
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2007-11-21
Wilhelm Reich
3 file(s)
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2007-11-21